segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Como é a segurança em Cancun?

O desconhecido, na maioria das vezes, nos causa uma sensação de insegurança. Quando ouvimos falar do México, na maioria das vezes é sobre os violentos cartéis do tráfico ou sobre imigrantes ilegais que tentam cruzar a nado a fronteira com os Estados Unidos.

Em Cancun há muito policiamento, tanto na zona hoteleira quanto nas estradas rodoviárias que levam até Playa del Carmem ou pontos turísticos como Xcaret, Chitchen Itzá, etc. Um dos guias que nos acompanhou contou que o governo mexicano concentra seus esforços para garantir total segurança e manter o tráfico longe de duas cidades: Cancun, por ser um polo turístico que sustenta a economia do México; e Monterrey, onde estão as indústrias automobilísticas.

Durante o tempo que estive em Cancun não presenciei nenhuma cena de assalto, desrespeito ou violência. Os mexicanos são amáveis, educados e solícitos.Têm total consciência da importância da receptividade para atrair os turistas, e neste quesito o Brasil tem muito o que aprender ainda.

Há um mercado na Avenida Kukulcan, chamado Flee Market, literalmente Mercado de Pulgas. Não perca seu tempo por lá. Ali os mexicanos são um pouco insistentes, querem te convencer a todo custo a comprar alguma coisa. O preço não difere muito de grandes lojas de produtos mexicanos, como o La Fiesta. Outro local que não recomendo é o Mercado 28. Além de ser num lugar um pouco mais afastado, no centro de Cancun, não há nada demais! Preços não são tão diferentes também. Para quem conhece, o lugar é semelhante ao Mercado Modelo de Salvador.

A dica é: fique atento, mas não há grandes motivos para se sentir inseguro. Há policias por toda a parte. O fato só não é muito positivo para quem optar pela locação de veículo. As placas são diferenciadas e os guardas se aproveitam dos turistas para ganhar um extra! Outra coisa: se precisar abastecer o carro procure levar dinheiro trocado, pois eles sempre dizem que não têm troco e você vai acabar pagando mais do que deveria pelo combustível. Aliás, em relação a preço, em Cancun o preço da gasolina é três vezes menor do que no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas e comentários são sempre bem-vindos!