segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O primeiro passeio, Xcaret

Nos meses que antecederam a viagem, pesquisei MUITO! Como disse anteriormente, gosto de ir por conta própria. Acho que liberdade não tem preço! Você conhece tudo e faz a sua programação, do jeito que bem entende e na hora que deseja. Lí muitas boas recomendações sobre uma agência de receptivo de Cancun, acostumada a atender brasileiros. No primeiro dia lá fui eu procurar o Álvaro (Alvaro Tour). Fui atendida pela esposa dele, a Flor, que nos explicou tudo sobre os passeios.

Com eles comprei ingressos para Xcaret Plus (US$99); Chitchen Itza Especial (Chitchen Itza + cenote Ik Kil + Valladoild + almoço no Hotel Mayaland); Tulum + cenote Dos Ojos + Akumal (US$ 65); e Cocobongo. Isla Mujeres e Playa del Carmen fui por conta própria e não me arrependi! Super fácil de chegar, mas os detalhes ficarão para o próximo post ;-)

XCARET

Eu tinha tempo suficente, e ao mesmo tempo não tinha. Por isso, para poder conhecer a cidade inteira e poder fazer umas comprinhas, optei por ir apenas ao Xcaret deixando de lado Xel-Rá. Posso estar enganada, mas pelo que pesquisei os dois parques são bem parecidos. Então se tiver que escolher, fique com Xcaret. O lugar é incrível! Logo na chegada você pega uma fila (relaxe, além de você estar em férias é tudo organizado e rápido) e retira seu snorkel - que fica para você de presente! - pés de pato e colete salva-vidas. Os equipamentos são obrigatórios para nadar num rio subterrâneo que corta Xcaret de ponta a ponta. Embora seja artificial, surpreende pela beleza.

Além disso, você carrega o tempo todo a chave do seu armário. Você deixa alguns dólares (não me lembro exatamente quanto, por isso é bom levar algumas notas) e na saída eles te devolvem assim que pegarem de volta os equipamentos. Explore o parque! Você verá paisagens supreendentes! Há piscinas naturais à beira mar, redes para descansar na sombra e rodeadas de areia quase branca com vista para o mar azul turquesa. 

Há tartarugas gigantes, peixinhos coloridos, boa variedade de restaurantes onde se come à vontade até às 17h (Uma única entrada. Não pode ir e voltar). Perto das tartarugas não deixe de reparar num buraco cravado entre as pedras, formando uma espécie de cenote. É só seguir por um caminho à direita que você logo verá. A água? Parecia de mentira, com várias tonalidades de azul. Incrível!!!

GRAN FINALE

À noite, em Xcaret, há um show maravilhoso. São centenas de componentes que contam a história do México, desde as civilizações maias. Há encenação do juego de pelotas, uma tradição maia, e danças típicas. A música é toda ao vivo, com iluminação e efeitos visuais fantásticos. Demora cerca de 2 horas, imperceptíveis. Vale MUITO a pena!!! É algo bem diferente do que temos no Brasil, embora sejamos um país com riqueza cultural impar.  

Este é um passeio que dura o dia todo! Por mais que você queira, será difícil conseguir fazer alguma outra coisa no mesmo dia. Cansa, mas é recompensador!! 
Conheça cada cantinho!! Não economize na caminhada! Quanto mais você procura, mais você encontra! Há inclusive a réplica de um cemitério mexicano, todo colorido. Coincidentemente estive por lá numa data comemorativa para os mexicanos, o dia dos mortos. Mas eu conto mais sobre isso no próximo post! Não perca!!







2 comentários:

  1. Ouvi dizer que em alguns parques como esse não pode levar camera fotográfica! Procede? Seria uma pena perder tanta exuberância!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eunice! Nunca ouvi falar disso, não. A única coisas que eles pedem é que seja utilizado protetor solar biodegradável para preservação ambiental. Levei minha câmera e tirei muitas fotos! Lá é lindo! Vai adorar! Boa viagem e boas fotos!

    ResponderExcluir

Dicas e comentários são sempre bem-vindos!