sexta-feira, 2 de março de 2012

Tradição: Dia de los Muertos!

No Brasil, o dia de finados (2 de novembro) existe e é uma data um pouco fúnebre. As pessoas lembram-se dos entes queridos que já morreram, vão ao cemitério levar flores, essas coisas. O México também relembra seus mortos no mesmo dia, mas lá o Día de Los Muertos é considerado uma festa tradicional, na qual não há espaço para a tristeza. Celebra-se o ciclo da vida! Dos shoppings aos parques arqueológicos, você vai encontrar altares decorados com caveiras coloridas (as famosas caveiras mexicanas), alimentos e velas. No começo pode parecer um pouco tétrico, mas aos poucos você se acostuma e até acha bonito.

Flor, esposa do Álvaro (guia turístico que comentei no outro post com quem comprei todos os passeios), me deu a oportunidade de experimentar um dos pratos tradicionais da data, o pan de los muertos. É um pão (ahhh vá!! rs), meio adocicado e fofinho. Lembra um pouco o nosso panetone. Se você for passear no WalMart, verá centenas deles na seção de panificação. O cheirinho é tentador! Recomendo experimentar, mesmo sabendo depois que a intenção do formato do pão é representar o crânio humano. Relaxa, não deu muito certo a imitação! Você não se sentirá o Hannibal Lecter comendo miolos!

Outra coisa que ela me disse, foi que as famílias preparam as comidas preferidas dos falecidos e colocam no altar montado em casa. Eles acreditam que neste dia específico os mortos se unem aos vivos para celebrar. É interessante, mas confesso que o culto à morte não me atrai muito. Se você também for do meu time, aprecie as caveirinhas simpáticas. São bem coloridas!! Aliás, as porcelanas mexicanas dão um show! Brilham muito! Queria ter trazido todas para o Brasil, pena que não deu!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas e comentários são sempre bem-vindos!