sexta-feira, 27 de abril de 2012

Viagem segura: pesquise, pesquise e pesquise

Quando viajamos, movidos pela empolgação e ansiedade, muitas vezes deixamos de considerar os riscos de um passeio. Nesta semana recebemos a triste notícia de que um casal de brasileiros, da cidade paulistana de São José dos Campos, morreu durante mergulho em caverna na Playa del Carmen, em Cancun (Mex). Por isso decidi escrever este post para alertá-los sobre a importância de obter informações sobre o local, sobre a empresa que vai contratar para os passeios...

Pesquise e não tenha medo de perguntar! Para fazer mergulho com cilindro, por exemplo, o guia tem que ser certificado e o mais importante, ter experiência. E quem vai mergulhar também! O fundo do mar de Cancun é indescritível de tão belo, o que faz com que facilmente sejamos tentados a explorá-lo. Mas a atividade pode ser perigosa, ainda mais se o mergulho for em caverna ou cenotes.

Quando estive em Cancun visitei o cenote Dos Ojos, a caminho de Tulum. O lugar é maravilhoso! Os maias acreditavam que estas cavernas eram sagradas, por isso os rituais de sacrifício incluíam o suicídio nestes "buracos". Calma! Sem se assustar! As águas são límpidas, com coloração azul turquesa assim como em toda a cidade. Quando você descer até chegar na água, encontrará algumas pedras onde poderá se apoiar. Muito útil, ainda mais se você  tiver faltado numas aulinhas de natação. Rsrs! 

O percurso por dentro da caverna é feito todo no escuro, apenas com um pouco de iluminação natural. Uma lanterna é imprescindível, e no meu caso foi oferecida pela empresa que contratei depois de ter visto milhares de recomendações numa comunidade no Orkut (Álvaro Tours). 

No local muitos mergulhadores profissionais (novamente, PROFISSIONAIS) vão com cilindro. Eu fiz o trajeto de snorkel e foi ótimo! Enquanto mergulhávamos conseguíamos escutar e ver com o auxílio da lanterna os mergulhadores explorando as profundezas da caverna. O guia que nos acompanhou, Jerry, foi bastante cuidadoso com o grupo e nos explicou que muita gente já morreu mergulhando por lá. Precisa ter MUITO conhecimento do esporte para se aventurar, pois como é escuro se perder não é nada difícil. 

Se você não costuma utilizar muito o snorkel vá se acostumando antes da viagem. Treine respirar pela boca numa piscina mesmo. Nadar no escuro e numa profundidade inimaginável pode ser um pouco claustrofóbico. Me assustei um pouco no começo, mas valeu a pena! Foi o cenário mais lindo que ví até hoje! Inesquecível!

Porém, não se esqueça! Para ser inesquecível, só se for com segurança ok? Pesquise, pesquise e pergunte!